
Conquistas e direitos das pessoas vivendo com HIV
Os profissionais que vivem com HIV estão amparados por lei e é de suma importância que tenham conhecimento sobre os seus direitos.
Professor Doutor de Direito internacional na Faculdade de Direito da USP.
Pós-Doutor em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Doutor e Mestre em Direito Internacional e Comparado pela Universidade de São Paulo, onde se graduou. Pesquisador junto à Faculdade de Direito da Universidade do Porto, na modalidade “doutorado sanduíche”.
Especialista em Direito Internacional pela PUC-SP (COGEAE).
Extensão em administração de serviços jurídicos pela Faculdade de Direito da FGV-SP (GV Law).
Graduado em Direito Francês e Master 1 pela Faculté de droit de l’Université Jean Moulin Lyon 3.
Presidente da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados da OAB-SP.
Membro do Núcleo de Estudos em Tribunais Internacionais da USP (NETI-USP).
É membro da IBA (International Bar Association), da SLADI (Sociedade Latino-americana de Direito Internacional), da ILA (International Law Association), do Conselho de Avaliação Editorial do Congresso Brasileiro de Direito Internacional.
Sócio fundador do escritório Lee, Brock, Camargo Advogados, onde é responsável pelas áreas do Contencioso Cível, Direito Eletrônico e Direito do Consumidor.
Autor dos livros:
“Manual de Engenharia de Prompts no Direito” (Thomson Reuters, Revista dos Tribunais);
“Homologação de Sentenças Estrangeiras e Jurisdições Anômalas” (Editora Quartier Latin);
“Forum Shopping – a escolha da Jurisdição mais favorável” (Intelecto Editora);
“A Guerra do Vagões” (Editora Casa do Novo Autor);
Além de coordenar diversos livros, publicar diversos artigos em revistas especializadas e obras coletivas.
Reconhecido pela Análise Advocacia 2026, um dos Advogados Mais Admirados, na especialidade: Consumidor, Cível, Digital. No Setor Econômico: Açúcar, Álcool e Bancos. UF: São Paulo.
Reconhecido pela Leaders League 2024 – Excelência na categoria Large-Scale Consumer Litigation.
Reconhecido pela Leaders League 2025, na categoria Dispute Resolution – Large-Scale Consumer Litigation e Dispute Resolution – Consumer Law.
Reconhecido pela Análise Advocacia Regional 2025, na categoria Advogados Mais Admirados por Região/ Grande São Paulo.
Idiomas estrangeiros: inglês, espanhol e francês.
OAB/SP 149.754.

Os profissionais que vivem com HIV estão amparados por lei e é de suma importância que tenham conhecimento sobre os seus direitos.

1. Quem tem Legitimidade para Cobrar Dívidas? O credor, sempre pautado dentro dos limites legais e com a utilização dos instrumentos de cobrança de dívidas.

Em razão da pandemia, projeção do Banco Central aponta que o crédito pessoa jurídica deve crescer 22,6% esse ano. Confira.