Mesmo que o novo cause sentimento de insegurança e por vezes certa resistência, uso de novas soluções jurídicas, escoradas em inovação e tecnologia já é uma realidade. Através da inovação é possível obter melhores resultados, mais precisos e resolver problemas, aperfeiçoando o trabalho. O Visual Law está dentro dessa esfera ao garantir melhor compreensão das informações jurídicas através de elementos visuais.
Ainda assim, como toda criação, há pontos a serem estudados e considerados antes de incluir a ferramenta na rotina. Além de utilizar elementos do design para melhorar a leitura e compreensão, os textos dos documentos jurídicos (como petições, contratos e acordos) devem ser revisitados e ajustados.
Confira o passo a passo para a construção de documentos jurídicos visuais:
- Entender os problemas do documento atual
O primeiro passo para a construção de documentos visuais está no olhar aprofundado ao problema. Uma petição, por exemplo, tende a possuir uma quantidade enorme de texto, com redação prolixa, coloquial e específica da área.
A ação acontece, principalmente, por conta do conhecimento passado entre os advogados que estão habituados a agir com formalidade. No entanto, essa ação acaba sendo um problema para aqueles que não são operadores do direito e que precisam entender as informações para conseguir assinar e concordar com os termos.
- Conhecer os leitores e suas dificuldades
Além de conhecer os problemas, o foco deve ser público alvo destinatário do conteúdo.
Para criar um novo documento, mais visual, o operador deve se perguntar “Como posso deixar esse trecho mais simples?” ou ainda “Quais as dificuldades que eu teria para entender o texto se eu não fosse da área?”. Responder essas questões pode facilitar no processo de escolha.
- Brainstorming para solucionamento e testes
Após o conhecimento das informações iniciais chega a fase de aplicação e dos testes. Nessa fase é importante utilizar formas diferentes de demonstrar as mesmas informações para que a mais adequada seja escolhida.
Um conteúdo pode ser melhor absorvido através de imagens, a depender da complexidade, ou ainda através de bullet points. O olhar do time multidisciplinar para essas questões é fundamental para a tomada de decisão.
- Inclusão dos elementos
Após a escolha é chegada a hora de incluir os componentes. É válido destacar que além dos elementos mais comuns a serem aplicados, como listas, imagens e bullet points, a mudança pode vir de pontos básicos como com a inclusão de cores distintas para reconhecimento, da numeração de tópicos, da inclusão de ícones ou tabelas. Tudo depende da preferência do time e dos passos analisados previamente.
Saiba mais sobre o funcionamento do Visual Legal, Visual Law da LBCA, e garanta a aplicação da ferramenta que traz benefícios enormes para os escritórios e outros departamentos.