fbpx

Objetividade e acessibilidade: entenda a importância do Visual Law

12 de julho de 2022  |  Por Da Redação   |  LBCA
Objetividade e acessibilidade: entenda a importância do Visual Law

Com o passar do tempo, diferentes dispositivos são criados e novas saídas para antigos problemas são encontradas. Renunciar às tecnologias atuais é abdicar do novo e fechar as portas para inovações que auxiliam no desenvolvimento empresarial.

O Direito, como um dos pilares da sociedade, está sendo impactado por criações que visam ampliar os negócios, melhorar as operações e ajudar os profissionais. O Visual Law é um exemplo de ferramenta pensada para facilitar o entendimento das informações jurídicas e já está alterando a percepção da área como um todo.

Pensado para favorecer a compreensão do público em relação aos contratos, petições, minutas e outros documentos jurídicos, o Visual Law utiliza elementos visuais e simplificação do conteúdo escrito para trazer mais clareza e chegar ao seu objetivo final: o conhecimento em comum sobre os tópicos.

Como o Visual Law é utilizado?

É possível a utilização de gráficos, imagens, QR Codes e até mesmo a gamificação para melhorar a compreensão da linguagem jurídica ou da própria mensagem que está sendo transmitida.

Para cada caso é preciso que haja uma análise do melhor elemento a ser escolhido. Para melhorar um texto prolixo, por exemplo, o substituto selecionado deve mostrar todas as informações passadas anteriormente e facilitar o processo de entendimento do leitor.

Portanto, muitas vezes um vídeo será a melhor escolha para certa ocasião; em outras, a forma mais sucinta e completa é uma lista, ou as vezes apenas a utilização de linguagem mais clara e objetiva.

Assertividade e redução de riscos

Os operadores do direito podem garantir mais eficiência nas suas ações e evitar que complicações vindas das dificuldades de assimilação das informações aconteçam.

A união da tecnologia, design e direito garante, por fim, algo importante para a sociedade, democratizando o conhecimento e possibilitando que todos tenham pleno entendimento sobre o que estão envolvidos.

O “juridiquês”, repleto de parágrafos complexos e cheio de termos específicos e dificultosos, dá espaço para frases menores, mais claras, para imagens, cores, ícones e padrões que trazem mudanças efetivas e melhoram o entendimento.

Investir em uma comunicação mais direta é a solução para diversos problemas e sua escolha é capaz de proporcionar alguns benefícios:

• Prevenção e redução de litígios;
• Melhoria da reputação da empresa;
• Transparência e confiança;
• Humanização das relações jurídicas;
• Eficiência;
• Acessibilidade
• Redução de condenações e de ticket médio.

Conheça mais sobre o Visual Legal, Visual Law da LBCA, e garanta a aplicação da ferramenta que traz benefícios enormes para os escritórios e outros departamentos.

Baixe um modelo gratuito para ter um exemplo prático da aplicação do Visual Legal.