EnglishKoreanPortugueseSpanish
EnglishKoreanPortugueseSpanish

Solucionamento de crises a partir do Visual Law

Solucionamento de crises a partir do Visual Law

O campo jurídico está sempre se atualizando. Com isso, os operadores e escritórios de advocacia precisam estar em conformidade com essas mudanças a fim de garantir os melhores resultados a seus clientes. A modernização leva ainda a escolhas mais assertivas e ao solucionamento de crises e problemas específicos. 

O Visual Law é uma ferramenta possível de ser utilizada pelos profissionais da área e garante o melhor entendimento de decisões jurídicas e de documentos legais através da transformação destes por meio da inclusão de elementos visuais.

Com a inserção desses componentes visuais – que vão desde imagens a QRCode, infográficos, tabelas e ilustrações – e com a modificação dos textos, os receptores acabam compreendendo os detalhes presentes em petições e contratos, reduzindo assim a possibilidade de complicações futuras.

 

Visual Law na prática

Ainda que os escritórios sejam os que mais utilizam o instrumento, empresas de diversas áreas (a partir da atuação do setor jurídico do local) conseguem introduzir o Visual Law para resolver assuntos pontuais, ou ainda passar informações mais específicas da área para colaboradores e clientes.

Uma crise foi corretamente solucionada por uma empresa, que decidiu usufruir da técnica de Visual Law para obter o resultado esperado. A instituição preferiu incluir imagens de um contrato previamente firmado para embasar o deferimento do seu pedido.

VISUAl LAW

 

O caso foi levado à Justiça pois a empresa tinha a intenção de realizar a reintegração de posse de um automóvel, avaliado em R$125 mil, depois que o comprador descumpriu a permuta, mesmo tendo afirmado que construiria duas casas em um loteamento como forma de pagamento à instituição.

Após não ter entregue os imóveis no prazo correto (até 7 de abril de 2022) a empresa decidiu entrar com uma ação judicial e obter indenização. A ferramenta, nesse caso, foi importante para que as provas ficassem claras e a informação fosse transmitida corretamente para o juiz.

Em outras ocasiões pode ser a peça que falta para que um desgaste entre os consumidores e a empresa seja sanado, por exemplo, ou para que haja redução de questionamentos futuros.

Por onde começar?

Alguns passos costumam ser tomados pelo time multidisciplinar responsável para que haja uma boa aplicação do Visual Law. Alguns deles são:

  • estudo e análise;
  • conhecimento do público e entendimento das dores;
  • brainstorming e testes;
  • inclusão na rotina.

Saiba mais sobre o Visual Legal, o Visual Law do escritório de advocacia LBCA, e a consultoria oferecida pela equipe especialista para entender como a ferramenta funciona na prática. 

 

Post Relacionados