fbpx

Visual Law e os processos judiciários

20 de janeiro de 2022  |  Por Redação  |  LBCA
Visual Law e os processos judiciários

Desde o início dos tempos, sabemos que a comunicação é a forma que o ser humano encontrou de transmitir uma troca. No Direito, entende-se que a linguagem precisa estar clara e evidente para ambas as partes. A comunicação, nesse setor, é a parte que conecta todas as pontas para um único objetivo: resolução de conflitos de forma justa e efetiva.

Sabemos que o volume de informação e o “juridiquês” aplicado podem, por vezes, dificultar o atingimento desse objetivo. Diante da necessidade crescente em alcançar resoluções mais justas e efetivas, o judiciário passou a utilizar técnicas de Legal Design e Visual Law.

Design no judiciário? Entenda mais

A tecnologia e inovação estão presentes no nosso dia a dia e o meio jurídico não fica de fora.

Falar sobre métodos de design no judiciário há alguns anos talvez pudesse ser utópico, porém, hoje, por meio dessa proposta inovadora e disruptiva, o Visual Law consegue interagir com todos os envolvidos de maneira organizada e empática, sem a utilização de linguagem rebuscada e extensa e com o uso de técnicas visuais e tecnológicas que auxiliam que a resolução de conflitos seja alcançada de forma mais justa, célere e eficaz. Mas, como esse processo é feito?

Visual Legal

Já parou para pensar como o mundo mudou nos últimos 20 anos? O celular de hoje tem um design inovador, acessa a internet, faz pagamentos; a televisão possui serviço de streaming com acesso à conteúdo ilimitado sem você sair de casa.

Mas no meio jurídico, as petições, os contratos e demais documentos continuam sendo feitos da mesma forma que eram feitos 20, 50 ou até 100 anos atrás, utilizando uma linguagem complicada, conteúdo exclusivamente escrito e design pouco atrativo.

Pensando nisso, nós apresentamos para você o Visual Legal, com a proposta de colocar os documentos jurídicos no século 21, revolucionando a forma de se relacionar com seu público-alvo – clientes, parceiros, o Poder Judiciário -, transmitindo o conteúdo de forma agradável, compreensível, fácil e eficaz. Nós combinamos o melhor do direito com tecnologia e design, para que os documentos jurídicos sejam compreendidos e petições alcancem melhores resultados nos processos judiciais.

Os benefícios do Visual Legal são comprovados: eles reduzem as condenações nos processos judiciais e facilitam a compreensão das teses: estudos demonstram que mais de 60% das pessoas compreendem melhor os conteúdos visuais, já que 90% da informação transmitida ao cérebro é visual; as imagens são processadas 60 mil vezes mais rápido pela nossa mente do que textos.

Além disso, vídeos em áreas estratégicas dos textos permite ao interlocutor assistir as explicações sobre os pontos mais importantes da petição. O Visual Legal conta com tecnologias, trazendo mudanças efetivas na maneira de apresentar o Direito. E esse é um grande diferencial!

Os benefícios do Visual Law no judiciário

O design thinking tem por objetivo a aplicação do design para a maior quantidade de áreas possíveis, inclusive o Direito, e sempre com a intenção de colaborar com uma linguagem mais empática e humanizada, para que a comunicação seja a mais efetiva ao seu destinatário.

Não há dúvidas que as técnicas de Visual Law trazem diversos benefícios, como, por exemplo, a democratização da informação, a fim de garantir igualdade de acesso à justiça. Estamos na era ESG (Environmental, Social and Governance), e o Visual Law está em consonância com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A Lee, Brock, Camargo Advogados está mobilizada para que seus objetivos e de seus clientes estejam integrados com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, para promover um desenvolvimento sustentável e o Visual Law, também neste sentido, mostra-se ferramenta indispensável.