fbpx

Visual Legal e seus benefícios

3 de janeiro de 2022  |  Por Da Redação   |  LBCA
Visual Legal e seus benefícios

Diariamente recebemos notícias do universo tecnológico evoluindo e implementando melhorias constantes que auxiliam nas demandas diárias. Seja no celular, no tablet ou qualquer outra fermenta digital, somos envolvidos e direcionados por imagens e vídeos, que comunicam e transmitem mensagens, ensinamentos e diversas outras curiosidades neste universo.

Porém, é preciso destacar que essa inovação também habita os meios jurídicos. Uma quantidade considerável de textos transita entre os operadores do direito e cidadãos, ocasião que a revolução digital através do design thinking traz consigo a disruptividade ao apresentar imagens, infográficos, vídeos e textos com uma diagramação de fácil leitura e compreensão. Os documentos acompanhados de recursos gráficos ajudam os clientes a uma fácil compreensão.

O desenvolvimento desse material através do Visual Legal, o Visual Law da LBCA, é de quebrar os estigmas dos documentos jurídicos. A aplicabilidade explicativa e educativa, leva a uma leitura clara de quaisquer documentos jurídicos, os quais historicamente causam dúvidas em boa parcela do público a que se destina.

Sabemos que a comunicação é o pilar para que determinada ação chegue a um resultado satisfatório. Dessa forma, o Visual Legal aborda os problemas apresentados de maneira clara e objetiva, com leveza no entendimento e a assertividade através da tecnologia e do design thinking. A soma dos recursos visuais, com a expertise de um escritório de advocacia, é a receita para melhor compreensão de documentos jurídicos.

O Visual Legal tem como partido desenvolver a comunicação de maneira efetiva, que gere resultados otimizados e de fácil acesso. Há uma grande eficiência para o poder Judiciário Brasileiro, levando em conta toda a transparência e agilidade que o Visual Legal proporciona.

Recentemente, a Justiça Federal aplicou uma pesquisa sobre avaliação da receptividade em relação ao uso de elementos visuais em petições, da qual participaram 147 juízes de 17 Estados.

De acordo com os apontamentos dos juízes, as maiores ocorrências nas petições tinham raízes na argumentação genérica, volume de número de páginas considerável, redação prolixa, má formatação e destaques além do recomendável nos textos. Com o Visual Legal essas dificuldades podem ser superadas de forma rápida e clara.

Além disso, sua eficiência é comprovada, pois utilizando o Visual Legal em processos judiciais, aumentam-se as chances de êxitos em demandas judiciai, propiciando savings consideráveis para as empresas. Na esfera consultiva, os problemas de alcance e compreensão de códigos de conduta, interpretação de contratos, dentre outros, são mitigados quando estes documentos são confeccionados através do Visual Legal.

É preciso destacar que o Visual Legal pode ser aplicado em diversas áreas. No setor público a utilização para facilitar o entendimento dos cidadãos é excelente, podendo ser usados em campanhas educativas e que necessitam maior alcance. Nos Estados Unidos, em 2009, foi criado um panfleto com design gráfico e texto mínimo para ajudar 10 mil ambulantes da cidade de Nova York a entender seus direitos, por exemplo.

Os desafios para romper o paradigma “verbocêntrico” cresce em todas as áreas, mostrando o Visual Legal como ferramenta de solução, que melhora a comunicação leve e justa, para que todos possam compreender e se sentirem incluídos no mundo jurídico de forma descomplicada e inovadora.