A tecnologia possibilitou que novas atividades e ferramentas fossem instauradas e trouxe melhorias para o cotidiano dos profissionais de variadas áreas. O Visual Law nasceu dessa realidade, num momento onde a tecnologia estava avançada o suficiente para que a comunicação entre as partes envolvidas em um caso judicial fosse melhor estabelecida.
Juntamente com as outras técnicas voltadas para o design, a comunicação que antes possuía um ruído por parte dos leitores, pôde ser aperfeiçoada a partir do uso de elementos visuais, alteração dos textos legais e através do uso de tecnologia.
Os operadores, escritórios ou tribunais que decidem utilizar o instrumento costumam ter como objetivo o solucionamento dos casos e, consequentemente, a fidelização dos clientes.
Para atingir esse propósito é preciso passar por algumas etapas e analisar os documentos jurídicos para que seja possível construir um completamente novo e mais “democrático”.
Etapas da aplicação do Visual Law
É possível seguir alguns pontos para instaurar o Visual Law de forma adequada. Ainda que não seja obrigatório, os operadores e o time multidisciplinar responsável pela aplicação costumam realizar a:
- análise do problema;
- conhecimento dos leitores e público alvo;
- prototipação e inclusão dos elementos.
O estudo de cada caso e o equilíbrio do uso dos componentes são tópicos a serem considerados durante esta inclusão.
Papel da tecnologia
A tecnologia, que evolui de maneira avançada, é um ponto importante para que a ferramenta seja ponderada.
Com os profissionais da área priorizando cada vez mais os documentos digitais e incluindo instrumentos inovadores como a inteligência artificial na rotina, é comum que o Visual Law também seja considerado para solucionamento de questões específicas.
Alguns elementos possíveis de serem aplicados (como QR Codes, link externos e vídeos), por exemplo, só funcionam adequadamente com o apoio da tecnologia e da internet, demonstrando a importância que a tecnologia possui para o bom funcionamento da inovação.
Como se dá a fidelização?
Apesar de não ser recente, o Visual Law está sendo considerado pelos escritórios e profissionais avançados e preocupados com as melhorias e o bem das operações.
Ao colocar o cliente como prioridade, o resultado é a garantia de que ele obtenha um tratamento mais adequado, que haja fidelização e que o solucionamento dos casos seja facilitado. A melhora da reputação é uma consequência de incluir o instrumento na rotina.
Saiba mais sobre o Visual Legal, o Visual Law do escritório de advocacia LBCA, e a consultoria oferecida pela equipe especialista para entender como a ferramenta funciona na prática.