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Storytelling e elementos visuais: como contribuem para a evolução do direito?

Storytelling e elementos visuais: como contribuem para a evolução do direito?

O Visual Law tem desempenhado um papel importante para o direito, melhorando a relação entre emissor e receptor do documento e facilitando a compreensão dos pontos mais complexos. O storytelling integra o escopo de elementos do Visual Law e costuma ser escolhido pelos profissionais para que o conteúdo seja repassado com mais clareza, o que leva a redução de conflitos e problemas futuros. 

Quando se trata da construção de petições, a técnica pode contribuir diretamente para a persuasão e elucidação dos fatos. Conheça mais detalhes sobre o storytelling, a relevância da ferramenta Visual Law e o impacto que possui para o dia a dia dos advogados. 

Storytelling

Um bom discurso é capaz de persuadir o leitor e aumentar sua compreensão sobre determinado tópico ou assunto. Utilizado por pessoas ou profissionais que querem criar uma narrativa e revelar ao público uma história, o storytelling (termo inglês que se traduz em “contar história” ou “narrativa”) é uma ferramenta cada vez mais procurada por empresas e setores diversos que procuram atingir os objetivos necessários. 

É uma técnica corriqueiramente utilizada pela área de marketing e comunicação, visto que, auxilia na produção de conteúdos, na conexão com o público-alvo e na venda de produtos e serviços. Ao divulgar um produto, os profissionais se empenham em alinhá-lo aos valores da empresa, gerar identificação e conectá-lo com emoções prazerosas e positivas para construir uma relação emocional grande o suficiente para gerar uma ação por parte do consumidor.

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Já no direito, o storytelling é um conceito importante que leva advogados a obterem seus desejos finais a partir da mescla entre os interesses das partes envolvidas, o saber jurídico e os fatos. Com um narrativa bem construída, este mesmo operador pode expor seus argumentos e convencer clientes ou juízes, especialmente através de petições.

Dessa maneira, ao se comprometer em construir uma narrativa envolvente e abrangente (ou seja, trabalhar com o storytelling nos documentos), os escritórios jurídicos ou as empresas que contratam um time jurídico para melhoria da sua comunicação interna e externa estarão beneficiando a si mesmo e o público-alvo. 

Visual Law e etapas da inclusão

O Visual Law foi desenvolvido em 2013 e, desde o início, busca facilitar o entendimento das questões jurídicas a fim de que pessoas que não são da área (e até mesmo aquelas que são) tenham maior compreensão sobre os temas.

Para atingir este objetivo é necessário que elementos do design thinking  (componentes visuais como infográficos, imagens, ilustrações e infográficos), alterações textuais (redução de parágrafos e mudanças de palavras muito específicas), inclusão da tecnologia (como vídeos e links externos) e outras técnicas para ampliação da compreensão dos pontos sejam consideradas.

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Também é imprescindível que esta ferramenta seja aplicada por um time especializado, geralmente formado por advogados, designers e profissionais de T.I. Um caminho pré-definido costuma ser escolhido para que o processo seja bem sucedido, sendo os tópicos: 

  • 1º: Imersão e análise do problema
  • 2º: Ideação e conhecimento do público alvo
  • 3º: Prototipação

Por fim, ainda é importante que esse time incorpore os elementos de forma equilibrada, evitando exageros e a poluição do documento. A inclusão do storytelling, infográfico e as mudanças aplicadas ao texto não resultam na retirada completa dos saberes jurídicos.

Saiba mais sobre o funcionamento do Visual Legal, Visual Law da LBCA, e garanta a aplicação da ferramenta que traz benefícios enormes para os escritórios e outros departamentos.

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