A pandemia da Covid-19 colocou à prova os programas de Compliance e, agora, com o retorno ao trabalho presencial terá um novo desafio.
Neste momento de adversidade, gerir um programa de integridade à distância exigiu três fatores fundamentais da empresa: ter uma política estruturada de Compliance, uma robusta gestão de TI e diálogo aberto e constante com a alta administração da empresa, porque muitas respostas necessárias para enfrentar diferentes tipos de riscos poderiam ter caráter emergencial.
Certamente, a segurança tecnológica porque todos os processos passaram a ser remotos . Era importante que as medidas do programa de Compliance fossem observadas durantes as dezenas de videoconferências realizadas diariamente, garantindo que não houvesse vazamento de dados ou de qualquer informação privilegiada voltada aos negócios ou aos clientes.
É um bom momento para realizar campanhas de conscientização voltadas aos empregados, para mantê-los engajados nas regras de conformidade da empresa , com o sentido positivo de que o pior já passou.
Certamente, tudo será diferente, até pelos protocolos sanitários que serão impostos . No entanto, é um bom momento para rever o programa de Compliance e criar novas rotinas, atuando com outras áreas da empresa, no sentido de passar confiança e estabilidade nesse momento de insegurança que as pessoas atravessam no mundo corporativo.
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