fbpx

Programas de compliance na transição para o trabalho presencial

17 de julho de 2020  |  Por Da Redação  |  LBCA
Programas de compliance na transição para o trabalho presencial

A pandemia da Covid-19 colocou à prova os programas de Compliance e, agora, com o retorno ao trabalho presencial terá um novo desafio.

Quais foram os desafios do Compliance durante o trabalho remoto?

Neste momento de adversidade, gerir um programa de integridade à distância exigiu três fatores fundamentais da empresa: ter uma política estruturada de Compliance, uma robusta gestão de TI e diálogo aberto e constante com a alta administração da empresa, porque muitas respostas necessárias para enfrentar diferentes tipos de riscos poderiam ter caráter emergencial.

Que ponto foi o mais preocupante?

Certamente, a segurança tecnológica porque todos os processos passaram a ser remotos . Era importante que as medidas do programa de Compliance fossem observadas durantes as dezenas de videoconferências realizadas diariamente, garantindo que não houvesse vazamento de dados ou de qualquer informação privilegiada voltada aos negócios ou aos clientes.

Que ações são fundamentais nessa transição do trabalho virtual para o presencial?

É um bom momento para realizar campanhas de conscientização voltadas aos empregados, para mantê-los engajados nas regras de conformidade da empresa , com o sentido positivo de que o pior já passou.

Tudo será como antes?

Certamente, tudo será diferente, até pelos protocolos sanitários que serão impostos . No entanto, é um bom momento para rever o programa de Compliance e criar novas rotinas, atuando com outras áreas da empresa, no sentido de passar confiança e estabilidade nesse momento de insegurança que as pessoas atravessam no mundo corporativo.

Confira as últimas atualizações jurídicas sobre o impacto do Coronavírus no Brasil e no mundo/a>