fbpx

Open Insurance começará a rodar

2 de setembro de 2021  |  Por Jayme Barbosa Lima Netto  |  LBCA
Open Insurance começará a rodar

Depois do Open Banking, o Brasil prepara-se para a regulamentação do Open Insurance, que promete revolucionar o mercado de seguros até o final de 2021.

1.O que é o Open Insurance?
É um sistema aberto, que deve implementar profundas transformações no mercado segurador. Escorado em conceitos de Big Data e Inteligência Artificial, o Open Insurance possibilita que diversas operadoras de seguro criem produtos e os disponibilizem em uma única plataforma.

2. Como será implantado?
Através da Circular 635 de 20 de julho de 2021, a SUSEP dispôs sobre a regulamentação das diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), implementando o “Sistema de Seguros Abertos”. O Open Insurance prevê oferta de seguros residenciais, seguros de automóveis, seguros de pessoas, previdência complementar aberta e capitalização.

3.No Open Insurance, como está previsto o compartilhamento de dados pessoais?
O artigo 13 da Resolução 415/2021 do Conselho Nacional de Seguros Privados prevê que a empresa receptora de dados deve assegurar que os dados compartilhados sejam condizentes com a finalidade obtida no consentimento do titular, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
Trata-se de ambiente de inovação, que permitirá o compartilhamento de informações dos usuários entre diferentes companhias do mercado segurador, possibilitando criar novos produtos e serviços moldados aos interesses dos consumidores e melhorando a experiência desses. Será possível, por exemplo, identificar o perfil do segurado e ter uma precificação personalizada.

4.O sistema deve acelerar as inovações no mercado de seguros?
Certamente, pois o compartilhamento de dados deve mudar a forma como se contrata um seguro no Brasil. A experiência digital do segurado será totalmente diversa do modelo tradicional, além de possibilitar mais autonomia, transparência e fomentar a concorrência entre os players. Seguradoras e segurados serão beneficiados: temos a abertura de dados estratégicos e de modelos de negócios para atingir soluções customizadas para os usuários do mercado segurador.