fbpx

Inteligência Artificial: uma ferramenta de empoderamento do cliente

21 de outubro de 2020  |  Por Proa Tecnologia  |   StartSe
IA uma ferramenta de empoderamento do cliente

Saiba como a inteligência artificial pode empoderar clientes, revolucionar diversos setores, ser uma divisora de águas para empresas que desejam se destacar no mercado, além de ter uma super vantagem competitiva.

Não há dúvidas de que vivemos na “era da Inteligência Artificial”,  em um ano completamente atípico, como o de 2020, ela pôde mostrar todo seu potencial nos mais diversos âmbitos, destacando-se como um elemento fundamental e necessário para a sociedade e a economia.

Muitas são as vantagens competitivas que justificam o investimento em inteligência artificial. Podemos citar toda a versatilidade da solução – o que possibilita uma infinidade de aplicações e diversificação de serviços –, a automação de processos, elevados índices de retenção e também a redução de custos operacionais. Porém, o maior diferencial buscado pelas grandes marcas, por quem realmente entende de atendimento e relacionamento, é o empoderamento do cliente.

A computação cognitiva abriu um leque de oportunidades para que as empresas pudessem melhorar e aprofundar a jornada da experiência do cliente, pois o consumidor deseja autonomia, flexibilidade, assertividade e tudo isso quando quiser e onde ele estiver. E essa tendência ficou muito mais evidente quando o distanciamento social colocou o atendimento e a prestação de serviços das organizações em xeque.

A implantação bem-feita da IA nos processos de uma empresa sempre deve levar em consideração como a tecnologia beneficiará o cliente, como agregará valor à sua experiência.

Resultados nos setores do Varejo

A Proa é a primeira empresa de Inteligência Artificial voltada à construção e desenvolvimento de soluções para atendimento em todos os cenários de negócios e conta com a parceria da IBM para a criação de soluções com a tecnologia de computação cognitiva Watson. Assim, juntamente com a imersão na realidade de cada empresa, a Proa faz com que seja possível criar uma solução completamente personalizada, aderente às suas necessidades dos seus clientes.

No setor de varejo, dada a necessidade e importância da transformação digital no atendimento geral para clientes externos e internos, o uso da IA tinha como objetivo diminuir as filas de espera da central telefônica de uma multinacional de materiais de construção, além de aumentar índices de resolução nos atendimentos e, consequentemente, a satisfação dos clientes com inovação e agilidade. E esses mesmos princípios, respeitando as devidas especificidades, foram aplicados em uma instituição da área da educação.

Durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19, o volume de requisições quadruplicou para os clientes da Proa, e graças à computação cognitiva os impactos negativos foram minimizados. Enquanto o número de requisições da multinacional varejista saltou de 177 mil para 719 mil, o chatbot manteve um elevado índice de retenção, superior a 70%.

A transformação digital das empresas é uma urgência, e a Proa acredita que esse caminho passa, inevitavelmente pela Inteligência Artificial.

Confira as últimas atualizações jurídicas sobre o impacto do Coronavírus no Brasil e no mundo/a></a