fbpx

Compliance como aliado da Diversidade & Inclusão

21 de julho de 2021  |  Por Ricardo Coutinho Rezende  |  LBCA
Compliance é aliado na Diversidade e Inclusão

Medidas antidiscriminatórias, capazes de contemplar a diversidade e a inclusão, podem ser impulsionadas por um programa de integridade e compliance.

1. Em que medida um programa de compliance pode ser uma ferramenta de D&I?

Um programa de integridade pode ser um eficiente canal para promover a cultura organizacional da diversidade e inclusão, realizando um efetivo combate à discriminação e ao preconceito no meio corporativo em todas as suas formas de manifestação.

2.Como o compliance atua positivamente sobre as equipes?

Ao entender que o capital humano é um pilar fundamental da corporação, devendo ser incentivado a observar as leis, os regulamentos, os princípios éticos e às boas práticas de condutas internas da corporação . Nesse diapasão, possibilita arejar o clima organizacional, mas também alavancar a reputação da empresa junto ao seu público interno, clientes e sociedade.

3.Como “emparelhar” o programa de compliance com a D&I?

O Compliance auxilia na mudança da cultura institucional frente às questões de D& I. É necessário fazer um mapeamento, adaptação do código de conduta interno da corporação, ampliar os treinamentos e os canais de denúncia e o monitoramento para que o programa de compliance também adote políticas para promover a igualdade, a diversidade e a inclusão no dia a dia da empresa.

4. O que deve ser o alvo desse compliance?

Todos e quaisquer atos ou práticas abusivas e discriminatórias no ambiente de trabalho, decorrentes de questões de gênero, raça, orientação sexual, deficiência, religião, origem do trabalhador, herança socioeconômica ou educacional e outras, devem ser coibidas no ambiente de trabalho.

Confira  as últimas atualizações jurídicas sobre o impacto do Coronavírus no Brasil e no mundo/a></a