fbpx

Brasil pode perder posições no ranking das maiores economias

10 de novembro de 2020  |  Por Da Redação  |  LBCA
Brasil economia

O saldo deixado pela crise econômica gerada pela pandemia da Covid-19 pode tirar o Brasil do ranking das dez maiores economias do mundo.

1.Como foi feito o estudo?

O levantamento é do Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas) com base nos estudos do Fundo Monetário Internacional (FMI) , que projetou que a economia brasileira vai encolher 28,3% este ano em relação a 2019, passando a ocupar a 12ª posição no ranking mundial.

2.Quais fatores contribuíram para essa queda?

De acordo com o FMI, o desempenho fraco da economia, sendo que o PIB brasileiro deve recuar de US$ 1,8 trilhão para US$1,4 trilhão. Além disso, temos para somar a desvalorização do Real, que foi acentuada este ano, ficando em mais de 30% por conta de problemas internos, como riscos fiscais.

3. Qual a posição atual do Brasil no ranking?

O Brasil ocupa a nona posição entre as maiores economias do mundo, mas entre 2011 e 2016 manteve a posição de sétima maior economia global, atrás apenas de Estados Unidos, China, Japão, Alemanha , Reino Unidos e França.

4.Quais países devem subir no ranking?

Canadá, Coreia do Sul e Rússia, mas o destaque continua sendo a economia chinesa, que para o próximo ano tem projeção de crescimento é de 8,2% . A recuperação da China vem sendo mais forte que o esperado nesse período de pandemia, mesmo sem o fator positivo da vacina contra a Covid-19.

Confira as últimas atualizações jurídicas sobre o impacto do Coronavírus no Brasil e no mundo/a></a