fbpx

Na contramão da crise da Covid-19, alguns setores crescem

3 de novembro de 2020  |  Por Da Redação  |  LBCA
Crise de Covid-19

Análise do Ministério da Economia aponta que os setores de mineração, agricultura, logística e financeiro se mostraram resilientes frente à crise do novo Covid-19 e registraram crescimento.

1. Qual foi a base para a análise do Ministério da Economia?

O levantamento levou em conta notas fiscais eletrônicas, documentos fiscais de 12 Estados e dados de transações de cartões de crédito. Também foi feito um comparativo entre os dados desse ano e os registrados em 2019.

2. Que setor apresentou melhor desempenho?

A mineração de metais, que teve faturamento 37,6% maior entre abril e julho, comparativamente a igual período de 2019 e de 26,2%, se levar em conta o período de janeiro a março de 2020 (antes da pandemia de covid-19). O crescimento do setor é atribuído em grande parte à retomada econômica da China, que está com grande demanda por minério de ferro.

3. O agronegócio também cresceu dentro da crise da Covi-19?

Sim, o setor registrou aumento de 18% no faturamento, ficando a agricultura à frente da pecuária. O setor deve fechar o ano com crescimento, sendo responsável por 20% dos empregos e 40% das exportações brasileiras.

4. Quais os demais setores que estão apresentando bons desempenhos na crise?

A logística que cresceu 15%, em decorrência do crescimento do e-commerce, e o setor financeiro devido, principalmente, à demanda por crédito. No primeiro segundo trimestre desse ano, os bancos lucraram R$ 18,4 bilhões segundo o Banco Central. Outras atividades bem sucedidas na pandemia, segundo o Ministério da Economia, foram a mineração de carvão, produtores de fumo, construção, pecuária, supermercados e serviços de arquitetura e engenharia.

Confira as últimas atualizações jurídicas sobre o impacto do Coronavírus no Brasil e no mundo/a></a