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Brasil avança na plataforma digital de serviços

18 de novembro de 2020  |  Por Da Redação  |  LBCA
Plataforma gov.br

Com 84 milhões de usuários, a plataforma do governo federal (gov.br) já unificou grande parte dos serviços digitais da administração pública do país.

1.Em que ritmo vem crescendo o número de usuários?

O Brasil está longe de ser uma Estônia, o país mais digital do mundo, mas vem avançando. Em 2019 , a plataforma tinha apenas 2 milhões de usuários, cresceu 40 vezes e hoje reúne 62% dos usuários brasileiros, ou seja, 84 milhões.

2.Todos os serviços da União já estão na plataforma?

Ainda não, mas já estão disponíveis 2.481 dos 3.900 serviços públicos. Já estão on-line os mais acessados: Meu INSS, carteira de trabalho digital, pedido de seguro-desemprego, pedido de passaporte por meio digital, carteira digital de trânsito, inscrição em programas do Sistema S, etc. A meta é integrar todos os serviços até 2022.

3.A plataforma (gov.br) incluiu serviços de Estados e municípios?

Sim , já há 13 Estados e 74 municípios com serviços integrados à plataforma, aceitando por exemplo, pagamento de IPVA.

4. Quanto a plataforma economiza para os cofres públicos?

Projeção do próprio governo estima que a plataforma propicie economia de mais de R$ 591 milhões/ ano para o governo e de R$ 1,54 bilhões para a população, que evitaria os custos decorrentes do deslocamentos a unidades públicas.

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