fbpx

Aéreas e cadeia de turismo acenam com retomada

21 de julho de 2021  |  Por Bruno Campos Robles  |  LBCA
Retomada das aéreas e cadeia de turismo

A demanda de passageiros domésticos transportados vem aumentando em média 20% (maio e junho) e espera-se uma retomada mais robusta de toda a cadeia do turismo até o final do ano.

1. Quais os dados parciais da ANAC para este ano?

Em maio, o número de passageiros em voos domésticos ainda foi metade dos registrados em 2019, mas o cenário é de otimismo porque em comparação a 2020 – há sete vezes mais pessoas viajando, segundo a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC). Mas, aguarda-se para 2022, a efetiva virada do setor aéreo e de turismo, na avaliação da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

2. Os números de rotas domésticas ainda não retomaram o patamar de 2019?

Em junho, as companhias aéreas voltaram a atender todos os destinos nacionais, mas com menor número de rotas, de acordo com Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). A ocupação é de 75% dos assentos das aeronaves, mas as projeções indicam que a retomada poderá acontecer até as próximas férias de verão, quando o número de assentos ocupados deverá igualar-se a 2019.

3. Essa realidade diz respeito apenas às viagens de lazer?

Sem dúvida, o crescimento está ligado às viagens de lazer, pois as videoconferências profissionais realizada ao longo da crise da pandemia da Covid-19 reduziram drasticamente as viagens de negócios. A restrição de segurança está mantida porque ainda há temor das empresas em relação às novas variantes da Covid-19, caso da Delta.

4. Como deve ser o reaquecimento do setor, sobretudo das viagens aéreas internacionais?

Certamente, será mais lento e gradual que o mercado doméstico. Há grande ansiedade do brasileiro pela retomada do turismo externo, mas as companhias aéreas ainda buscam contornar o fechamento de fronteiras. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, há voos para o México como rota alternativa para fazer quarentena e chegar ao território americano. O Canadá já anunciou que abrirá aos brasileiros vacinados em setembro. Atualmente, há 114 países abertos a brasileiros, sendo que 20 permitem roteiros de lazer.

Confira  as últimas atualizações jurídicas sobre o impacto do Coronavírus no Brasil e no mundo/a></a