fbpx

4 Desafios do Compliance neste cenário volátil

10 de agosto de 2021  |  Por Fernando Torre  |  LBCA
4 Desafios do Compliance neste cenário volátil

No atual cenário pandêmico, que encaminha para uma possível abertura, quem trabalha com programas de conformidade terá 4 principais desafios a enfrentar, porque as empresas e os profissionais estão sob pressão e mudanças constantes.

1.Qual o primeiro desafio do Compliance nesta crise?
É o desafio de manter-se atualizado diante de tantas regulamentações que os governos federal, estaduais e municipais editam, além das orientações de entidades nacionais e internacionais de vigilância sanitária e do trabalho . Não basta ter conhecimento das diretrizes, é fundamental que a empresa cumpra essas regulamentações, porque o próprio significado da palavra compliance (to comply) tem relação com o cumprimento das leis, dos controles interno de governança.

2. Como fica a questão dos riscos nesse ambiente mais instável?
Quando falo de cenário volátil estou me referindo a incertezas, turbulências, imprevisibilidades. Nesse cenário que vivemos, a gestão das “red flags” (riscos) em todas as empresas ganha maior relevância, uma vez que temos mais inconformidades internas e externas e o sistema de controle terá de ficar em alerta. Um ponto de apoio para o Compliance pode vir da Governança corporativa, no sentido de auxiliar a estabelecer estratégias para manter a gestão sempre em conformidade, evitando que haja impactos operacionais que desviem a empresa de seus valores ou atinjam negativamente sua imagem.

3. Qual é o terceiro desafio do Compliance?
Com a expansão das plataformas digitais aumentam as ameaças cibernéticas , que trazem novos e diferentes riscos de conformidade para os negócios, porque as ameaças internas e externas estão aumentando a necessidade de prover mais segurança para todos os modelos de negócios. Mas, com um cenário tão volátil, o ideal é manter o impacto da implementação de mudanças regulatórias na tentativa de atender à demanda e ficar atento aos riscos potenciais que cada situação nova traz.

4. No que consiste o quarto desafio?
Ter uma equipe de conformidade afinada e dotada de muitas habilidades assertivas e criativas para lidar com um cenário negocial em constante mudança. É necessário, portanto, reunir talentos capazes de enfrentar diferentes situações regulatórias e demonstrar sólida compreensão dos problemas e propor soluções no tempo devido para evitar maiores danos para a empresa