fbpx

Visual Legal avança sobre novas áreas do Direito

8 de março de 2021  |  Por Jayme Barbosa Lima Netto, Fernando Torre e Tais Carmona  |  LBCA
Visual Legal avança sobre novas áreas do Direito

Sócios da LBCA, explicam como o  Visual Law e Visual Legal podem contribuir de forma positiva em companhias principalmente neste momento de pandemia e teletrabalho.

1. O que vem a ser o Visual Law ou Visual Legal?

É uma nova forma de comunicação que utiliza a tecnologia e uma série de recursos visuais do design, como fluxogramas, infográficos, linhas do tempo, vídeos, QRCode, gamificação etc. para tornar um documento jurídico mais atrativo, mais amigável para o público final. Uma boa definição do processo é da diretora do Laboratório de Legal Design da Universidade Stanford (EUA),pioneira no tema, Margaret Hagan: “ Precisamos de uma revolução na forma como os operadores do direito trabalham e como eles apresentam e oferecem serviços jurídicos ao público. Precisamos de criatividade e inovação na forma como nós, profissionais do direito, abordamos nosso trabalho, nosso relacionamento com os leigos e nossas interações uns com os outros. O campo do direito precisa ser redesenhado e reiniciado, com uma cultura de design thinking, pesquisa de usuário e métodos de design centrados no ser humano”.

2.Como o Visual Legal pode ajudar as empresas?

Há muitas aplicações, inclusive contratos, políticas e até em treinamentos. Mas uma das formas é auxiliar a evitar o conflito judicial , seja nas relações de consumo ou nas relações de trabalho. Com a pandemia da Covid-19, as alterações na regulação do trabalho foram intensas, do teletrabalho até a suspensão de contratos trabalhistas. Temos constatado que as disputas entre empregadores e empregados continuam desaguando na justiça, que é cara e de difícil entendimento para as duas partes do processo. À medida que lançamos mão do Visual Legal para explicar de forma mais rápida e empática, as questões em disputa , utilizando uma série de elementos visuais familiares aos usuários, isso pode resultar em uma melhor governança das relações trabalhistas.

3.Há algum dado sobre as vantagens do uso o Visual Legal?

Segundo pesquisa realizada pela própria LBCA, quando propomos teses jurídicas através de recursos visuais, vídeos, fluxogramas, dentre outras ferramentas, conseguimos aumentar em até 30% as vitórias em casos envolvendo relações de consumo e também conseguimos reduzir em até 20% as condenações envolvendo questões bancárias .Agora, temos aplicado em ações trabalhistas e esperamos colher os primeiros resultados.

4.Quais as perspectivas do Visual Legal no futuro próximo?

Deve crescer em importância, porque sabemos que a tecnologia vem causando uma série de abalos sísmicos em todas as áreas da vida humana e o Direito não ficará de fora, tanto que o Visual Legal já vem impactando o Judiciário. Temos constatado que tem crescido a aceitação por parte de magistrados, que preferem analisar um gráfico ou um vídeo do que se debruçar sobre uma longa explicação escrita, é um ganho de tempo para os juízes, que possuem uma carga de trabalho pesada, com muitos processos para analisar. O Visual Legal também tem se popularizado entre os advogados, porque facilita a elaboração da defesa, e entre os jurisdicionados, que passam a entender melhor os complexos e burocráticos procedimentos judiciais. Em suma, todos tendem a se ajustar aos novos paradigmas do Visual Legal, porque o ganho será coletivo.

Confira  as últimas atualizações jurídicas sobre o impacto do Coronavírus no Brasil e no mundo/a></a