EnglishKoreanPortugueseSpanish
EnglishKoreanPortugueseSpanish

Visual Law: saiba como ele pode ser aplicado ao Direito do Trabalho

Visual Law: saiba como ele pode ser aplicado ao Direito do Trabalho

Gráficos, tabelas, vídeos e links aplicados ao Direito do Trabalho! Como isso é possível?

No passado, caso estes recursos gráficos e tecnológicos estivessem presentes em petições judiciais e contratos, com certeza os leitores, sobretudo os operadores do Direito estranhariam sua utilização.

Porém, essa nova forma de comunicação é uma realidade presente e futura no meio jurídico, vindo para facilitar a compreensão dos documentos que, normalmente possuem termos técnicos de difícil entendimento para a maioria das pessoas. Essa aplicação foi batizada como Visual Law, também chamada de Visual Legal pela LBCA – Lee Brock Camargo Advogado.

A partir da ideia central da utilização do design, tecnologia e Direito, em 2013, quando Margaret Hagan e outros pesquisadores de Stanford Law School, nos Estados Unidos, debruçaram-se sobre a necessidade de melhorar a forma de comunicar-se, centrando os esforços na pessoa e não apenas no conteúdo, foi criado o que veio a ser chamado de Legal Design Lab.

No Legal Design Lab, verdadeiro laboratório de imersão e busca de soluções, passaram a ser desenvolvidos serviços e soluções jurídicas centrados nas pessoas, especificamente nos clientes. Utilizando-se de técnicas de Design Thinking, foi criado o Visual Law, que se utiliza de técnicas visuais e ferramentas tecnológicas inovadoras na forma de comunicação.

Leia também: A transparência do Visual Law e a adequação à LGPD 

Benefícios e aprovação do CNJ

As técnicas de Visual Law permitem a confecção de documentos empáticos para os leitores, pois unem diversas os esforços de diversos profissionais dos mais variados ramos, desde webdesigners, redatores, profissionais de TI e advogados.

A aderência das técnicas é tamanha, que o próprio judiciário utiliza tais técnicas na expedição de mandados judiciais e sentenças. Como consequência e no melhor entendimento do assunto, a utilização auxilia na prevenção de conflitos, pois ajuda a afastar vícios de consentimento na formação de contratos, sejam eles da natureza que forem, até mesmo nas relações de trabalho. No judiciário, a redução de condenações é outro benefício da utilização do Visual Law.

Tais benefícios e segurança comprovada levou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), responsável pelo aprimoramento do trabalho jurídico brasileiro, a editar a Resolução Nº 347, que afirma a importância do Design Thinking e do Visual Law no aprimoramento de documentos.

Na verdade, a Resolução aconselha que “Sempre que possível, dever-se-á utilizar recursos de visual law que tornem a linguagem de todos os documentos, dados estatísticos em ambiente digital, análise de dados e dos fluxos de trabalho mais claros, usuais e acessíveis.

Juízes já estão aderindo a essa nova de comunicação, com a prolação de decisões e sentenças utilizando-se de ilustrações, gráficos e ou outros recursos visuais.

Ouça o episódio #6 do podcast da LBCA sobre a aplicação e os benefícios do Visual Law na advocacia 

Direito do trabalho e o Visual Law

Como dito acima, o Visual Law pode ser aplicado em diferentes áreas do Direito, sobretudo na relações de trabalho.

Pensemos nos inúmeros novos dispositivos legais que foram publicados após o advento da pandemia da COVID-19, relacionados as relações de trabalho. Por óbvio que os trabalhadores, por vezes, poderão ter dúvidas sobre determinadas cláusulas e suas implicações.

Esse é um ótimo exemplo para colocarmos em prática o Visual Law, tornando os contratos de trabalho, antes documentos complexos, em documentos de fácil compreensão. O Visual Law passa a ser um auxiliar de governança e boas práticas de transparência, que geram empatia e evitam conflitos futuros.

Além dos elementos visuais já citados conheça outros elementos que podem ser utilizados:

  •  Imagens
  •  Infográficos
  •  Vídeos
  •  Tabelas
  •  Bullet Points
  •  Gameficação
  •  Ícones
  •  QR Code
  •  Links
  •  Uso de cores para identificação
  •  Outros elementos visuais

Baixe o e-book gratuito PETIÇÃO VISUAL CANE da LBCA e tenha um exemplo de implementação do Visual Legal.

Post Relacionados

Avanços dos contratos inteligentes

Avanços dos contratos inteligentes

Os contratos inteligentes (smart contracts) surgiram como uma inovação impulsionada pelo crescimento da tecnologia blockchain, que permite a criação de contratos digitais autoexecutáveis. O conceito

Leia Mais »