Durante a inserção do Visual Law, o time especializado é bombardeado por uma série de elementos visuais e eletrônicos cuja finalidade pode variar a depender do modo que é inserido em um documento jurídico. Um desses componentes é o infográfico.
Com ele é possível oferecer ilustrações, divisão equilibrada de informações, dados, mapas e até mesmo fotos para exprimir os detalhes mais importantes de um caso jurídico. Por esse motivo é vista como uma das técnicas mais completas.
Por dentro do Visual Law
A ferramenta que passou a ser considerada recentemente pela área foi estruturada ainda em 2013, nos Estados Unidos. A intenção principal do seu uso, na época, e que segue até os dias de hoje, é facilitar o entendimento dos conteúdos jurídicos, democratizando a informação.
Com o avanço da tecnologia, a ferramenta passou a ser visualizada, pelos operadores de direito e outras entidades da área, como um facilitador da rotina.
A pandemia da Covid-19 levou ao crescente uso de novas tecnologias e a adaptação da maneira como o trabalho é realizado, o que culminou na visualização de documentos jurídicos (como petições, contratos e termos) de maneira virtual.
Hoje, além de ser um caminho para acessibilidade e inclusão, também impede que complicações maiores, referente ao não entendimento dos pontos destacados, se desenrolem.
É válido destacar a necessidade de um time multidisciplinar e especializado para atuar na construção do melhor documento Visual Law possível. É a partir do conhecimento que possuem e do estudo prévio do caso e dos elementos que o novo documento estará cumprindo com o esperado.
Como funcionam os infográficos?
Dentro das diversas possibilidades de elementos, o infográfico costuma ser considerado, especialmente, diante de assuntos mais complexos e densos. Com a junção de imagens, dados, ilustrações e ícones, a mensagem que previamente estaria em formato textual é melhor repassada com o infográfico.
O tempo de compreensão passa a ser reduzido com o uso de tal ferramenta, que já é considerada e utilizada há anos por diversos setores, como editorial e o publicitário. Para construir, designers e advogados devem trabalhar lado a lado para manter o equilíbrio das informações e evitar exageros.
Com a comprovação de que o visual é melhor captado pelos seres humanos do que o textual, é possível entender como esse componente se destaca sob os demais.
Conheça mais sobre o Visual Legal, o Visual Law do escritório de advocacia LBCA, e a consultoria oferecida pela equipe especialista para entender como a ferramenta funciona na prática.