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Programas de Compliance precisam ser atualizados

29 de junho de 2021  |  Por Fernando Torre  |  LBCA
Compliance: Programas precisam ser atualizados

Com as constantes mudanças legislativas e jurisprudenciais, as empresas precisam se adequar às alterações e o programa de compliance deve acompanhar essa atualização com revisões e ajustes, modernizando-se regularmente.

1. Com que periodicidade,  as regras de compliance precisam ser revisadas?

A atualização deve ser feita anualmente ou no máximo a cada 3 anos, porque a realidade vai se modificando, assim como os delitos, especialmente diante dos avanços das tecnologias. Se conhecermos os novos riscos, poderemos manter a prevenção e modernizar os parâmetros esperados dos colaboradores. Essas revisões também  servem para completar alguma informação ou esclarecer algum ponto que não ficou explicitado para a equipe de gestores e colaboradores no treinamento anterior.

2. O treinamento é fundamental  para completar a atualização?

Certamente, o treinamento  é a hora de reforçar  a cultura ética  da empresa e deve ser retomado periodicamente para manter os valores  vivos e evitar riscos reputacionais  à imagem da companhia. Nos treinamentos , o profissional  irá rever detalhes da política de integridade  e regras de governança da  organização e  da conduta que se espera dele,  visando antecipar possíveis riscos. O treinamento  presencial ou digital tem a função de chamar a atenção do colaborador para os pontos importantes do Código de Conduta e ajudará a memorizar os regramentos de maneira mais assertiva.

3. Qual é a área mais sensível?

Sem dúvida, aquela que interage e negocia com a administração pública  porque é fundamental   assegurar que a linha da integridade não seja ultrapassada entre as esferas privada e a pública. Essas diretrizes  precisam estar claras no Código de Conduta da empresa, principalmente porque vivemos em  sociedade informatizada,  onde há uma superexposição das empresas e os danos à imagem podem ser imediatos em decorrência de disseminação de informações, verídicas ou não,  pelos sites,  redes sociais e aplicativos de mensagem.

4. O Código de Conduta também deve ser atualizado?

Este documento é o coração do Programa de Compliance , porque expressa a cultura da empresa e  tem a função  de orientar e padronizar  a atuação dos profissionais,   estipulando regras cotidianas para sustentar padrões de comportamento esperados, evitando mal- entendidos  e tornando mais simples e objetivo o relacionamento com clientes, gestores, parceiros, fornecedores e outros públicos.  Deve ter sempre como pilares, a ética, a  justiça e a accountability. Também é uma ferramenta  de transparência, na qual a organização assume publicamente seus compromissos com a ética empresarial, gerando valor e  sustentabilidade.

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