EnglishKoreanPortugueseSpanish
EnglishKoreanPortugueseSpanish
EnglishKoreanPortugueseSpanish
EnglishKoreanPortugueseSpanish

OpenAI Lança Modelo Gratuito de Raciocínio Simulado em Resposta ao DeepSeek

O primeiro mês de 2025 foi de muitas reviravoltas para o cenário dos modelos de IA. A posição da OpenAI no topo da hierarquia de modelos de IA foi fortemente desafiada pelo modelo chinês DeepSeek. A OpenAI, no entanto, reagiu com o lançamento público do o3-mini, seu mais recente modelo de raciocínio simulado e o primeiro desse tipo a ser disponibilizado gratuitamente para todos os usuários, sem necessidade de assinatura.

A OpenAI afirma que o o3-mini "avança os limites do que modelos pequenos podem alcançar". Assim como o o1-mini, lançado em setembro de 2024, o novo modelo foi otimizado para tarefas de ciência, matemática e programação, oferecendo maior eficiência e menor custo operacional em comparação com seu antecessor.

Os usuários poderão escolher entre três níveis diferentes de esforço de raciocínio ao utilizar o o3-mini, permitindo um equilíbrio entre latência e precisão dependendo da tarefa. De acordo com a OpenAI, o nível mais baixo de raciocínio exibe um desempenho semelhante ao o1-mini em benchmarks de matemática e programação, enquanto o nível mais alto alcança ou até supera o modelo completo o1 nos mesmos testes. Testadores relataram uma redução de 39% nos erros graves ao utilizar o o3-mini, em comparação com o o1-mini, e
preferiram as respostas do novo modelo 56% das vezes.

LEIA MAIS: EU AI Act em vigência: entenda as mudanças e os impactos da lei

Apesar disso, a versão intermediária do o3-mini oferece um tempo de resposta 24% mais rápido que o o1-mini, reduzindo a latência média de 10,16 segundos para 7,7 segundos. A OpenAI também promete que o o3-mini inclui um protótipo inicial de uma função de busca, permitindo que o modelo encontre respostas atualizadas com links para fontes relevantes na web, sempre que
apropriado.

Os assinantes dos planos Plus, Team ou Pro da OpenAI verão o o3-mini substituir o o1-mini nas opções de modelo a partir de fevereiro. Para os assinantes dos planos Plus e Team, o limite diário foi aumentado para 150 mensagens por dia, em comparação com o limite anterior de 50 mensagens diárias do o1-mini.

Usuários sem assinatura também terão acesso ao modelo ao selecionar a opção "Reason" no menu suspenso da interface do ChatGPT, tornando-se a primeira vez que a OpenAI disponibiliza gratuitamente um modelo de raciocínio
simulado.

Junto ao anúncio, a OpenAI divulgou um detalhes de testes e as medidas de segurança implementadas antes do lançamento. Os testes avaliaram o modelo em tópicos sensíveis, como armas químicas e biológicas, além de sua capacidade de persuasão, que foi considerada similar à de textos escritos por humanos sobre os mesmos temas.

A OpenAI, no entanto, alerta que o o3-mini ainda apresenta um desempenho fraco em avaliações projetadas para testar capacidades avançadas de pesquisa em aprendizado de máquina, o que significa que a empresa ainda está longe de desenvolver uma IA capaz de se aprimorar sozinha. Além disso, o o3-mini teve um desempenho desastroso em um teste específico que mede a capacidade dos modelos de automatizar o trabalho de um engenheiro de pesquisa da OpenAI em programação, obtendo uma pontuação de 0%.

VEJA TAMBÉM: Litigância predatória é um revés à Justiça sustentável 

O modelo foi treinado com uma combinação de dados publicamente disponíveis e conjuntos de dados personalizados desenvolvidos internamente, segundo a OpenAI, que reforça que houve um processo rigoroso de filtragem para garantir a qualidade dos dados e mitigar riscos potenciais.

O lançamento do o3-mini marca um passo importante na evolução da inteligência artificial e reforça a competição acirrada entre as grandes
empresas de tecnologia pelo domínio desse setor. À medida que novos modelos aprimoram sua capacidade de raciocínio e se tornam mais acessíveis, empresas e profissionais precisarão repensar como interagem com a tecnologia, desde a automação de tarefas até a tomada de decisões estratégicas.

O impacto da IA generativa vai além da inovação, influenciando mercados, regulamentos e padrões de segurança. No Tech Radar, seguimos monitorando essas transformações e trazendo insights sobre como elas podem moldar o futuro dos negócios.

 

Post Relacionados