Aconteceu em Suzano, na última quarta-feira (15), a palestra “O Direito na era dos robôs” para um público com mais de 350 estudantes e 10 professores entusiasmados com a inserção das novas tecnologias no ramo judicial. Essa foi uma ação conjunta da Lee Brock, Camargo Advogados (LBCA) e da Faculdade Unisuz, que promove até sexta-feira a Semana Jurídica com série de palestras envolvendo o Direito.
Os palestrantes foram os sócios da LBCA e especialistas em Direito Digital Ricardo Freitas Silveira e Fabio Rivelli. Os advogados focaram a fala no fenômeno da Inteligência Artificial e como esse novo conceito vai, futuramente, interferir na rotina de um profissional.
Diante desse cenário, algumas perguntas foram inevitáveis: Afinal, o advogado deve se preocupar com a Inteligência Artificial? O Direito deixará, em breve, de ser uma atividade exclusivamente humana?
Para Ricardo Freitas Silveira, nenhuma tecnologia possui a capacidade de pensar, interpretar e criar que o ser humano dispõe. Assim como um software não substitui um estagiário, o advogado inteligente vai, certamente, se apropriar dessas tecnologias da melhor forma possível, automatizando cada vez mais seu dia a dia e crescendo estrategicamente.
“Foi uma palestra inspiradora, a melhor até agora da Semana de Direito. Conseguimos ter uma visão ampla do futuro da nossa profissão e, de quebra, entender melhor o que seria a Inteligência Artificial”, comentou após a palestra o estudante do terceiro ano da faculdade de Direito, Carlos Ferraz.
Perfil dos palestrantes
O Dr. Ricardo Freitas Silveira é advogado, Sócio da LBCA, mestrando em Direito, pós-graduado em gestão jurídica, empreendedorismo e inovação.
Já o Dr. Fabio Rivelli é advogado, Sócio da LBCA, Master in Business Administration pelo Insper e com especialização em Administração de Contencioso de Massa pela GVLaw.