fbpx

LBCA faz doação e mentoria para jovens do Instituto Semear

3 de junho de 2019  |  LBCA
LBCA faz doação e mentoria para jovens do Instituto Semear

Os estudantes de direito vinculados ao Instituto Semear receberam pessoalmente uma doação de 20 livros (10 Vade Mecum e 10 de Direito Civil), no último sábado (01/06), dos sócios da LBCA, na sede do escritório. A iniciativa faz parte do projeto Biblioteca Rotativa da entidade.

Biblioteca Rotativa

O Instituto Semear é uma ONG voltada a manter estudantes de baixa renda, mas com alto potencial, em universidades públicas ou privadas. Está baseado em 3 pilares principais: Bolsa de estudo, Mentoria com profissionais e uma Rede de oportunidades profissionais. “Biblioteca Rotativa um projeto para jovens talentosos que tenham mentalidade social e que possam contribuir para mudar o Brasil, atuando como multiplicadores da transformação social”, comenta Victória Dandara, uma das estudantes (Jovem Semente) que visitou a LBCA e que coordena o Núcleo de Direito do Semear.

Para a acadêmica de direito e Jovem Semente, Samaerika Santos (Érika), os livros jurídicos são caros e as bibliotecas não possuem exemplares para todos. Daí, a importância da Biblioteca Rotativa, sem espaço físico, que empresta os livros durante o ano para o estudante, que passa os exemplares para outros calouros, no ano seguinte. Os exemplares de Vade Mecum são exceções, porque são de uso contínuo.

Victória e Érica fizeram uma apresentação sobre os objetivos do Semear e agradeceram a parceria com LBCA. Segundo Victória, os estudantes carentes sem apoio financeiro, muitas vezes, não conseguem se manter e acabam engrossam as altas taxas de evasão escolar no ensino superior. Geralmente, são os primeiros integrantes da família a cursar uma faculdade. No Semear, podem inspirar outros jovens e gerar impactos sociais em suas comunidades.

O sócio e diretor da LBCA, Paulo Vinicius de Carvalho Soares, fez para os estudantes uma síntese da história do escritório, de sua atuação e de sua ênfase na tecnologia. Afirmou que a LBCA valoriza as pessoas: “É isso que faz as pessoas crescerem. Vocês têm interesse social e o escritório está aberto a isso. A cultura da LBCA está voltada às habilidades, gente engajada, que entrega. Queremos ajudar o Semear no que for possível. O projeto Biblioteca Rotativa é maravilhoso nesse sentido”.

Mentoria

Paulo Vinícius é mentor de Caio Carvalho de Matos, primeiranista da Faculdade e Direito da USP e Jovem Semente. Ambos participaram de um processo seletivo para conciliar os perfis e as necessidades do aprendiz frente ao mentor. “Sou tranquilo, mas rígido com prazos e tenho tendência a acumular trabalho”, confessa Caio. Segundo ele, a experiência do seu mentor, que também veio da Sanfran e das classes populares, irá contribuir para sua formação acadêmica e profissional. A mentoria acontece por mensagens e reuniões mensais.

Outras sócias da LBCA – Amanda Juni, Flavia de Campos Gabriel, Priscila de Luca e Rachel Ellmann Clemente – que participaram da entrega de livros, também se inscreveram como voluntárias para mentoras do Semear, mas não havia Jovem Sementes suficientes. Neste ano, o Semear recebeu 50 novas “Sementes” e 10 são da área do direito. O total de estudantes integrados ao projeto é compatível com os recursos disponíveis. O Semear faz captação junto a empresas e aceita doações por meio de seu portal.

Ao final do encontro, os estudantes/sementes visitaram as dependências da LBCA, ciceroneados pelos sócios.

Comentários

Comentários