fbpx

Comitê de Diversidade visita Geledés e Comissão da Igualdade Racial da OAB-SP

31 de maio de 2019  |  LBCA

Representantes do Comitê de Igualdade de Gênero e Oportunidades da LBCA visitaram nesta última quarta-feira (29/05) o Geledés – Instituto da Mulher Negra e a Comissão da Igualdade Racial da OAB-SP, ambos presididos pela advogada Maria Sylvia Aparecida de Oliveira.

A iniciativa faz parte do Projeto Conexões, que busca aproximar a LBCA de entidades voltadas à diversidade e inclusão, uma vez que o escritório procura contemplar a pluralidade social em seu quadro de colaboradores.

Foram tratadas diferentes questões envolvendo inclusão racial no ambiente de trabalho. Maria Sylvia afirmou que o racismo no Brasil é disfarçado. Atualmente, ela está tratando do caso de uma profissional negra que no primeiro dia de trabalho virou uma “curiosidade”, pois os colegas queriam passar a mão em seu cabelo para saber como era a textura e como era lavado. “É importante que o profissional negro seja efetivamente acolhido”, afirmou.

O coordenador do SOS Racismo, Rodnei Jericó da Silva, também presente ao encontro, complementou que os escritórios de advocacia precisam estar preparados para evitar formas de exclusão. Maria Sylvia e Rodnei comentaram que vem sendo positivo o interesse demonstrado pelas grandes bancas de advocacia, como a LBCA, no sentido de buscarem maior diversidade e inclusão.

Ao final, foi sugerida uma maior aproximação entre Geledés, Comissão e Comitê da LBCA visando compartilhar iniciativas e também um banco de talentos. Na visita, o Comitê foi representado pela sócia Amanda Juni e pela gerente de Conteúdo Santamaria Silveira.

Comentários

Comentários