EnglishKoreanPortugueseSpanish
EnglishKoreanPortugueseSpanish

Inclusão do Visual Law nos processos diários das empresas

Inclusão do Visual Law nos processos diários das empresas

O Visual Law vem se mostrando uma excelente prática para os operadores do direito, pois permite que os conteúdos jurídicos possam ser transmitidos de forma mais empática e eficaz ao seu destinatário.

Sua aplicação vem sendo difundida e as empresas, enxergando os seus benefícios, vêm se valendo cada vez mais do Visual Law.

Funcionamento da ferramenta

O Visual Law objetiva revolucionar a comunicação jurídica, colocando o ser humano no centro das suas atenções. Com o propósito de promover maior humanização das relações jurídicas, procura-se entender as dificuldades do destinatário do conteúdo jurídico e como saná-las, para que esse conteúdo possa ser transmitido de uma forma mais eficaz para o fim que se pretende alcançar.

Para tanto, é necessário um time multidisciplinar – advogados, profissionais de TI, jornalistas e designers – que farão a imersão no problema, a ideação, a prototipagem e o desenvolvimento, através de uma otimização do conteúdo escrito e associação com recursos visuais que auxiliarão na compreensão do conteúdo jurídico.

Alguns dos elementos comumente utilizados são:

  • QR Codes e vídeos;
  • Cores para diferenciação;
  • Imagens e ilustrações;
  • Gráficos e infográficos;
  • Bullet points;
  • Gameficação;
  • E mail

Inclusão do Visual Law nos processos diários das empresas

Uso pelas grandes empresas

A aplicação do Visual Law pelas empresas traz uma série de benefícios, tais como benefícios reputacionais, já que os consumidores e o próprio poder judiciário  perceberão, na prática, que a empresa se comunica de forma clara e transparente, buscando reduzir eventuais assimetrias informacionais, sem deixar de lados os benefícios financeiros, já que as informações mais claras também terão o condão de reduzir eventuais demandas judiciais.

Sabendo das melhorias, a instituição Hughes decidiu incluir a ferramenta recentemente nos contratos dos clientes do serviço oferecido pela marca. Dessa maneira, conseguem mostrar informações jurídicas de forma simplificada e objetiva, sem perder a humanidade e o conteúdo principal.

Durante o planejamento do novo documento, alguns elementos foram priorizados por eles, como cores para segmentação, gráficos que resumem textos e ícones para melhor visualização. Com o bom resultado da aplicação, a instituição decidiu aplicar a mesma ideia internamente.

É válido ressaltar que para o sucesso da operação acontecer de fato, é preciso ter o acompanhamento de especialistas que ficarão responsáveis pela checagem do caso em questão, do estudo dos melhores componentes visuais e da aplicação final.

Conheça mais sobre o Visual Legal, o Visual Law do escritório de advocacia LBCA, e entenda como a ferramenta funciona na prática baixando o modelo gratuito.

Post Relacionados