fbpx

Guia orienta sobre a retomada de atividades presenciais

10 de junho de 2020  |  Por Da Redação  |  LBCA

A publicação foi elaborada pelo Sebrae e traz uma série de orientações para o setor produtivo se preparar para a reabertura dos negócios e a volta ao trabalho presencial.

Quais as principais ressalvas do guia?

Na retomada ao trabalho presencial, todo empresário/empreendedor deve adaptar-se a uma nova realidade e se prevenir contra a disseminação do novo coronavírus, observando boas práticas de higiene e segurança. Também deve levar em consideração dispositivos regulatórios e outras medidas vigentes na região onde está instalado.

Que regras devem ser observadas?

As definidas pelo Poder Público, como Decretos, Portaria de Secretarias Estaduais e atos do Executivo municipal, além de regras de instituições de referência ou reguladoras, como OMS (Organização Mundial da Saúde), Ministério da Saúde, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), etc.

Quais as orientações para o ambiente de trabalho?

O combate à transmissão do vírus envolve regras de distanciamento, uso de máscara facial e álcool em gel. Deve ser reservado um local para os funcionários guardarem seus itens pessoais, como bolsas, mochilas e sapatos, que devem ser acondicionados em sacos plásticos. Os colaboradores devem ser orientados a trazer o menor número possível de objetos para o trabalho.

O que é classificado como “área suja”?

O local de recepção de mercadorias, estoques e outros insumos, que devem ser limpos e higienizados com mais frequência, sempre procedendo à desinfecção das mercadorias após o recebimento.

Confira as últimas atualizações jurídicas sobre o impacto do Coronavírus no Brasil e no mundo/a>