EnglishKoreanPortugueseSpanish
EnglishKoreanPortugueseSpanish

Definição do mínimo existencial amplia alcance da Lei do Superendividamento

Definição do mínimo existencial amplia alcance da Lei do Superendividamento

Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que o número de famílias endividadas no País atingiu número recorde: 79%. Nesse sentido, o Decreto que define o conceito de “mínimo existencial” auxilia na aplicação efetiva da Lei 14.181/2021 ( Lei dos Superendividamento), incluída no Código de Defesa do Consumidor.

1. Por que a Lei do Superendividamento é importante para as empresas?

Porque vem aumentando o número de brasileiros endividados, sendo que a maioria é em decorrência de dívidas com cartões de crédito e no varejo. A Lei do Superendividamento é positiva para as empresas, pois facilitará o recebimento de créditos que se arrastam em longos processos judiciais, bem como para os devedores consumidores pela flexibilidade do plano de pagamento acordado.

2. O que é o superendividamento?

De acordo com o Decreto Presidencial é “a impossibilidade manifesta de o consumidor pessoa natural, de boa-fé, pagar a totalidade de suas dívidas de consumo, exigíveis e vincendas, sem comprometer seu mínimo existencial, nos termos da regulamentação“.

Lei do Superendividamento

3. Em que termos o Decreto conceituou o mínimo existencial?

O Decreto 11.150/2022, segundo o qual o “mínimo existencial para fins de prevenção, tratamento e conciliação de situações de superendividamento em dívidas de consumo” é de 25% do salário mínimo ,ou seja, R$ 303, já que o salário mínimo atualmente é de R$ 1.212.

De acordo com o decreto, esse é o valor do salário que deve ser preservado quando as pessoas endividadas estiverem negociando o pagamento desses débitos com os bancos. O “mínimo existencial” está previsto na Lei do Superendividamento (Lei 14.181, de 2021), aprovada no ano passado — mas essa lei não havia determinado qual seria seu valor.

4. Que elementos entram no planejamento dos endividados?

É realizado um plano de pagamento, pelo qual é possível negociar em bloco com os credores, tanto as dívidas vencidas como aquelas a vencer, sendo que os credores terão seus direitos resguardados, evitando prejuízos para os dois lados.

5. Quais as vantagens da Lei?

A Lei do Superendividamento ajudará na redução dos litígios judiciais; assim como evitará que essas dívidas se perpetuem indefinidamente , mas sejam saldadas pelo devedor dentro de um cronograma negociado.

Post Relacionados