De cada dez acidentes de trabalho no país, registrados no terceiro trimestre, um foi causado pelo novo covid-19.
De julho a setembro, houve um aumento de 246% no número de casos , em relação aos três meses anteriores, segundo o consórcio de veículos de imprensa com dados fornecidos pelas secretarias estaduais da saúde, e atingiu 10,8 mil trabalhadores.
Em primeiro lugar, como não poderia deixar de ser, são os profissionais de saúde, com destaque para enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem , que totalizou 2,8 mil, e a segunda categoria mais atingida foi dos trabalhadores de frigoríficos, especialmente de cidades menores.
Na área da saúde, a maior parte dos acidentes de trabalho pela Covid-19 envolveu 73% de mulheres e 27% homens. De acordo com a RAIS, ano base de 2019, a área concentra a participação de 80% de mulheres.
Ao contrário do que se esperava, a capital paulistana não foi a cidade que liderou os casos de acidente por Covid-19 no terceiro trimestre, mas São José do Rio Preto, que registrou 1.260 afastamentos profissionais por contaminação do vírus, relacionados às categorias da saúde: 472 técnicos de enfermagem e 134 enfermeiros, entre outras. Até o final de dezembro do ano passado, o município teve 36,2 mil casos do novo coronavírus.
Os Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e Espírito Santo concentram o maior número de casos de afastamento de profissionais em decorrência do novo coronavírus.
Confira as últimas atualizações jurídicas sobre o impacto do Coronavírus no Brasil e no mundo/a></a