fbpx

Covid-19 já é maior causa de afastamentos por acidente de trabalho

11 de janeiro de 2021  |  Por Da Redação  |  LBCA
Covid-19 já é maior causa de afastamentos por acidente de trabalho

De cada dez acidentes de trabalho no país, registrados no terceiro trimestre, um foi causado pelo novo covid-19.

1.Qual o total de trabalhadores afastados por Covid-19?

De julho a setembro, houve um aumento de 246% no número de casos , em relação aos três meses anteriores, segundo o consórcio de veículos de imprensa com dados fornecidos pelas secretarias estaduais da saúde, e atingiu 10,8 mil trabalhadores.

2.Quem são os profissionais mais atingidos?

Em primeiro lugar, como não poderia deixar de ser, são os profissionais de saúde, com destaque para enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem , que totalizou 2,8 mil, e a segunda categoria mais atingida foi dos trabalhadores de frigoríficos, especialmente de cidades menores.

3. Qual foi a diferença por gênero?

Na área da saúde, a maior parte dos acidentes de trabalho pela Covid-19 envolveu 73% de mulheres e 27% homens. De acordo com a RAIS, ano base de 2019, a área concentra a participação de 80% de mulheres.

4.Que cidade liderou os casos de Covid-19?

Ao contrário do que se esperava, a capital paulistana não foi a cidade que liderou os casos de acidente por Covid-19 no terceiro trimestre, mas São José do Rio Preto, que registrou 1.260 afastamentos profissionais por contaminação do vírus, relacionados às categorias da saúde: 472 técnicos de enfermagem e 134 enfermeiros, entre outras. Até o final de dezembro do ano passado, o município teve 36,2 mil casos do novo coronavírus.

5. Quais são os Estados com maior incidência de afastamento?

Os Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e Espírito Santo concentram o maior número de casos de afastamento de profissionais em decorrência do novo coronavírus.

Confira  as últimas atualizações jurídicas sobre o impacto do Coronavírus no Brasil e no mundo/a></a