fbpx

Compliance de gênero vem se consolidando

13 de abril de 2021  |  Por Getlaine Alves  |  LBCA
Compliance de gênero vem se consolidando

Compliance de gênero: a pauta de equidade de gênero está ganhando fôlego dentro das organizações, impulsionada pela inserção da D&I como um dos 10 pilares do compliance.
.

1.Compliance de gênero vem se consolidando?

A pauta de equidade de gênero está ganhando fôlego dentro das organizações, impulsionada pela inserção da D&I como um dos 10 pilares do compliance.

2.Quais são os temas principais do compliance de gênero?

Começa com a consolidação da cultura da equidade de gênero, apoiada pela alta administração da organização empresarial. Visa identificar e promover políticas e processos contra o assédio moral e sexual, contra toda forma de sexismo expressa na rotina de trabalho e incentivar a formação e promoção das mulheres, abrindo oportunidades com base no quesito gênero.

3.Como evitar a disparidade de ascensão na carreira entre homens e mulheres?

É importante que a empresa divulgue as competências necessárias para a ascensão na carreira para todos os cargos, deixando claro que as oportunidades são iguais para homens e mulheres. Dessa forma, estará em conformidade com o compliance de gênero e preparada para enfrentar demandas e dar respostas a uma das questões mais sensíveis do mundo corporativo atualmente.

4.Como tratar a relação de gênero no trabalho?

A empresa deve envolver todas as áreas nesse esforço interno para implementar conceitos, direitos e condutas voltadas à igualdade de gênero, promovendo um enfrentamento efetivo ao assédio e micro agressões no trabalho, sem contemporizar com os agressores, promovendo o apoiamento à vítima e corrigindo prática e condutas no sentido de prevenir e antecipar a ocorrência de novos casos.

5.Qual a postura proativa deve vigorar em um ambiente de trabalho com mais equidade?

As organizações empresariais devem desenvolver boas práticas para combater tratamentos desiguais destinados às mulheres no ambiente de trabalho e abrir mais espaço ao talento feminino. As diferenças de gênero podem estar nas condições de trabalho, nos salários, divisão de responsabilidades, mas também no tratamento discriminatório dispensado às mulheres por gestores e colegas, que deixam de valorizar o trabalho que realizam. Certamente, essa diretriz de compliance de gênero vale para os tempos de pandemia da Covid-19 e ambientes digitais.

Confira  as últimas atualizações jurídicas sobre o impacto do Coronavírus no Brasil e no mundo/a></a