EnglishKoreanPortugueseSpanish
EnglishKoreanPortugueseSpanish
EnglishKoreanPortugueseSpanish
EnglishKoreanPortugueseSpanish

Como o Visual Law eleva a eficiência das empresas?

Como o Visual Law eleva a eficiência das empresas?

O Visual Law, como subárea do Legal Design, é uma técnica de comunicação visual que oferece benefícios significativos quando operados por profissionais e estudiosos da matéria, os quais buscam a maximização dos resultados pretendidos através da comunicação efetiva e empática, tendo como elemento central o destinatário final. 

A partir de elementos visuais, potencializados pela era da Inteligência Artificial, há a busca constante na compreensão e aumento da assertividade da mensagem, pontos chaves e que precisam de destaque. Há uma espécie de decodificação da mensagem principal através do uso de recursos visuais atrelados a textos, sejam estes jurídicos ou não. 

Estas melhorias beneficiam as empresas que utilizam a ferramenta, pois além de aumentar o alcance e aproximação com seus funcionários e stakeholders, possibilita comunicação clara e efetiva com seus consumidores.

Junto ao Judiciário, a ampla aceitação de magistrados impulsiona a utilização do Visual Law, potencializando a redução de perdas e aumento de êxitos, em quaisquer tipos de processos e matérias envolvidas. A preferência pela linguagem multidisciplinar e desburocratizada além de empática, traz benefícios financeiros.

Uso do Visual Law em processos judiciais 

Empresas lidam diariamente com milhares de demandas judiciais, cujos pontos controvertidos podem ter sua compreensão facilitada através da utilização do Visual Law. 

A inclusão de elementos e a simplificação da escrita, além de facilitar a transmissão de informações essenciais, também se tornam ferramentas valiosas em processos judiciais.

Isso porque um documento que conta com infográficos e resumos visuais, por exemplo, é melhor compreendido por juízes e reclamantes, pois simplifica a comunicação entre as partes. Como consequência, essa abordagem potencializa as chances de êxito.

VEJA TAMBÉM: Visual Law e o uso de mapas mentais em documentos jurídicos

Empresas que adotam o Visual Law não apenas inovam na comunicação jurídica, mas também ganham eficiência nos processos judiciais, reduzindo suas perdas, aumentando os êxitos e melhorando a experiência de todas as partes envolvidas.

Por fim, é importante reforçar que, para garantir esses resultados, os componentes devem ser escolhidos e aplicados de forma equilibrada, para que não atuem de maneira contrária ao que foi proposto inicialmente. Os profissionais que atuam com esses recursos são altamente capacitados e treinados para determinado fim.

Como o Visual Law funciona?

Assim como outras ferramentas atuais, como a Inteligência Artificial (IA) por exemplo, o Visual Law é um divisor de águas.

A intenção principal é inserir componentes visuais, como gráficos, vídeos, mapas visuais e bullet points, conectando-os a extensos textos, substituindo-os por versões mais curtas e objetivas.

O conceito ganhou força em meio ao crescimento da tecnologia, que possibilitou a digitalização dos documentos físicos e facilitou o acesso a recursos visuais. Hoje, a Inteligência Artificial auxilia a confecção de documentos em Visual Law, desde que o profissional que as utilize os conheça e saiba conectar as tecnologias disponíveis.

Seja para alterar um documento já existente ou criar um novo, é preciso que um time multidisciplinar (que geralmente é formado por operadores de direito, designers e profissionais da área de TI) atue em conjunto e siga os passos previamente definidos: imersão e análise do problema; ideação e conhecimento do público alvo e prototipação. 

LEIA MAIS: Visual Law como facilitador da aplicação da LGPD

Na etapa de imersão e análise do problema, o time estuda o documento ou situação jurídica para entender os principais pontos de dificuldade na comunicação. Já na fase de ideação, são levantadas soluções visuais que facilitem a compreensão pelo público-alvo. Por fim, na prototipação, o material é testado, ajustado e validado antes de ser aplicado de fato.

Entenda mais sobre o Visual Legal, o Visual Law do escritório de advocacia LBCA, e a consultoria oferecida pela equipe especialista para entender como a ferramenta funciona na prática. 

Post Relacionados