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Como a tecnologia mudou a maneira de advogar

25 de maio de 2021  |  Por Ricardo Freitas  |   Direito e Negócios
A tecnologia mudou a forma de se advogar

Nessa perspectiva, além de trabalhar com a tecnologia avançada, o escritório Benício Advogados Associados lida com essa realidade e já é considerado o escritório de advocacia mais high tech do país. Com forte atuação no Direito Empresarial, o escritório utiliza a inteligência artificial para auxiliar na aplicação pratica dos processos, conectados a plataforma de gestão ERP Jurídico Your Open Legal (sistema de automação jurídico), utilizando o Kurier Analytics (plataforma que reúne dados históricos qualitativos dos processos distribuídos nos tribunais de justiça do Brasil), acompanhando toda jornada do cliente dentro do escritório com software Agendor (CRM).

A evolução do escritório vai ainda mais longe, o prédio onde está instalada a sede, na capital paulista, é considerado referência inédita no Brasil, por suas instalações tecnológicas e de sustentabilidade, a exemplo da inovação, o prédio conta com uma estrutura digital que faz reconhecimento facial e QR Code, com elevadores inteligentes, planejamento logístico e segurança de ponta.

Outro escritório que também vem trabalhando com os processos eletrônicos e todos os recursos tecnológicos é a Lee Brock Camargo Advogados (LBCA). Desde 2019, trabalha com seu sistema chamado DIANA, programa que faz analise preditiva, analytics de segmentos e mapa de provas, entre outros serviços.

Um ponto muito importante da inteligência artificial é que o sistema permite buscar dados com extrema rapidez nos processos judiciários do país, para fazer um trabalho minucioso e uma gestão individualizada dos casos. Um dos exemplos de aplicação da IA na LBCA foi a criação de um aplicativo chamado Gestão de Testemunhas Trabalhistas, que analisa o estoque de processos trabalhistas ativos e encerrados de uma empresa, processando a coleta e consolidação dos depoimentos das testemunhas do reclamante.

De acordo com Ricardo Freitas Silveira, sócio da LBCA, especialista em IA e responsável pela plataforma, a Gestão de Testemunhas Trabalhistas propicia para a empresa reclamada perspectivas para atuar com os dados da tecnologia aplicada a advocacia trabalhista. O referido aplicativo encurta o tempo do advogado que seria gasto na pesquisa de grande volume de dados de processos anteriores para conhecer o posicionamento ou inteiro teor dos depoimentos de determinadas testemunhas.

Nesse sentido, colabora com as informações para aumentar a eficácia na gestão das oitivas trabalhistas e permite acesso imediato às informações mais relevantes para a defesa, por meio de pesquisa, por nome ou outra palavra-chave. “Todos esses elementos juntos permitem a entrega de um serviço de excelência porque trazem um diferencial competitivo, que só a tecnologia possibilita ao trabalho jurídico”, diz Freitas.

Um dos serviços prestados pela Diana, a Inteligência Artificial da LBCA, é o Mapa de Provas , no qual o algoritmo considera incontáveis variáveis dentro do acervo de processos de determinada empresa , chegando ao índice de improcedências e conseguindo reduzir o montante de condenações. A Diana faz, por exemplo, o mapeamento das ações ajuizadas em conflitos consumeristas, tipos de sentenças aplicadas, valores da condenação, identificando os resultados e conseguindo criar uma política de acordos personalizada, que possibilite uma economia estratégica para a empresa.

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