fbpx

As Vantagens do Legal Operations

19 de janeiro de 2022  |  Por Cíntia Galvão  |  LBCA
As Vantagens do Legal Operations

O Legal Operations (Operações Legais) vem conseguindo criar impactos positivos na área jurídica com a consolidação de diferentes competências, que permitem aos advogados se concentrarem nas demandas jurídicas e na excelência profissional.

1 – O que é o Legal Operations?
O Legal Operations é um conjunto de processos, atividades e profissionais que promovem suporte aos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia, com a finalidade de atender os clientes de forma mais eficaz, através de um bom planejamento estratégico, gerenciamento de projetos e expertise em tecnologia.

E, como resultado, os profissionais do direito conseguem se concentrar nos serviços jurídicos e assim aprimorá-los como um todo, gerando resultados positivos.

2- Quais são os pilares do Legal Operations?
O Legal Operations é baseado na matriz do CLOC (Corporate Legal Operations Consortium), uma Comunidade Global de Especialistas com foco na redefinição dos negócios jurídicos,com 12 competências (Core 12) definidas. Deste modo, o foco do Legal Operations na LBCA será a Otimização e Saúde da Organização, Treinamento e Desenvolvimento, Planejamento Estratégico, Gestão de Fornecedores , Tecnologia, Business Intelligence e Operações Práticas.

3- Quais profissionais atuam no processo?
A área de Legal Operations é multidisciplinar, reunindo profissionais de diversas áreas envolvidos na operação, como engenheiros, desenvolvedores de softwares, PMOs e advogados. É de suma importância o envolvimento de profissionais diversificados para que o resultado seja alcançado, uma vez que as 12 competências que definem o modelo de gestão, são bastante abrangente e relacionam áreas completamente diferentes.

4- Quais os resultados esperados?
Com certeza, o Legal Operations é uma evolução jurídica, que visa à otimização dos processos e maior eficiência dos departamentos jurídicos e bancas, sendo que o recurso mais eficaz, sem dúvida, é poupar o tempo que seria gasto com o suporte à atividade jurídica. O Legal Operations permite entregas mais rápidas com a busca de melhoria dos processos, além de ampliar a segurança e agregar boas práticas de governança.