Aline Moreira lança artigo em livro sobre Direito Ambiental do Trabalho

23 de maio de 2017
Aline Moreira lança artigo em livro sobre Direito Ambiental do Trabalho

O Direito Ambiental do Trabalho constitui um novo paradigma em matéria de proteção jurídica à saúde do trabalhador, uma vez que isoladamente o Direito Ambiental e o Direito do Trabalho não conseguem abarcar a dimensão integral da matéria, merecendo o tema amplo debate e novas publicações.

Neste sentido, a Diretora da LBCA, Aline Moreira da Costa, lançará no dia 29 de maio, artigo sobre o tema no livro “Direito Ambiental do Trabalho – Apontamentos para uma Teoria Geral – Vol.3″, a partir das 18h30, na Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509 – piso superior).

Publicado pela LTr Editora, a obra de 504 páginas reúne 48 textos de especialistas, sob coordenação de Guilherme Guimarães Feliciano, João Urias e Ney Maranhão. Os artigos enfocam “os problemas ligados à saúde e segurança do trabalho, que desafiam uma abordagem preventiva-precaucional (princípio 15 da Declaração do Rio); e a de que o desconhecimento dessa prioridade tem levado à superfetação das lógicas reparatória (essencialmente monetizadora) e repressiva (amiúde simbólica), retardando a revolução cultural e jurídica que a matéria reclama no Brasil”.

Aline Moreira da Costa, Diretora da Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA)

Aline Moreira da Costa, Diretora da Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA)

No livro, Aline Moreira, que é Mestre em Direito do Trabalho e Seguridade Social – conjuntamente com o advogado e Doutor em Direito, Victor Hugo de Almeida – analisa o meio ambiente do trabalho sob uma abordagem propedêutica, ou seja, a partir da análise dos antecedentes históricos e normativos vinculados à noção contemporânea de meio ambiente do trabalho e, mais além, inicia o leitor no estudo do vasto campo labor-ambiental.

 

 

Comentários

Comentários