Empresas abrem vagas exclusivas para teletrabalho, sem diferença salarial e com pacote de benefícios similares ao dos colaboradores presenciais, demonstrando o potencial de expansão do home office no pós-pandemia.
1. Em que setores o home office tende a ser permanente?
Nas áreas administrativas, departamentos de tecnologia , áreas comercial e de finanças. A quarentena compulsória contribuiu para acelerar o processo de aprendizagem e domínio de ferramentas na migração para a modalidade de teletrabalho.
2. Qual o percentual, em média, de adesão ao teletrabalho definitivo?
A adesão dos funcionários da indústria tem sido de acima de 50% , mantendo o comprometimento com a produtividade e qualidade. Já pesquisa da FEA/FIA com executivos apontou que 70% deles concordariam em permanecer em home office depois de passada a pandemia.
3. Como as empresas estão viabilizando o home office permanente?
Muitas organizações estão disponibilizando ajuda de custo para compra de equipamentos e propiciando subsídio mensal para despesas com internet e energia elétrica aos seus colaboradores, mas isso é uma liberalidade.
4. O home office permite diversificar a contratação de talentos?
Sim, torna possível ter equipes integradas por profissionais brasileiros e até contratados no exterior, uma vez que os processos de seleção também são on-line.
Confira as últimas atualizações jurídicas sobre o impacto do Coronavírus no Brasil e no mundo →