Além de constituírem normas destinadas a prevenir e administrar riscos, o Programa de Compliance ajuda a criar um ambiente negocial mais positivo, com segurança jurídica e preservação da marca. Atualmente, as corporações enfrentam três desafios: regulatório, corporativo e ESG.
Vivemos em um cenário econômico, no qual as coisas mudam muito rapidamente e um programa de conformidade ajuda a estabelecer balizas, seja em busca de uma governança ética, de proteção de dados, de conformidade com leis e regulamentos e voltadas a aspectos concorrenciais. Esses fatores contribuem para dar sustentabilidade às organizações e preservar reputações.
O próprio Compliance já significa agir em conformidade com as leis. Portanto, a prevenção desses riscos está na base da cultura e saúde organizacional que visa à integridade organizacional e consolidação de um ambiente com boas práticas de gestão.
Exige a análise de oportunidades e ameaças e a definição dos esforços de conformidade para vencer esses desafios em cumprimento à missão e valores da empresa. Dessa forma, a companhia tende a crescer e se consolidar no mercado, inclusive do ponto de vista reputacional.
Sem dúvida, são muitos. As corporações precisam adotar práticas de conformidade que possibilitem cumprir as exigências legais do ordenamento jurídico nacional e regulamentares relativas ao segmento negocial no qual atuam.
Ao identificar e mitigar riscos, aprimora-se a gestão no sentido prevenir todo tipo de ilícito, ampliando a transparência e coletando e tratando dados pessoais em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Todos esses elementos ajudam a promover a integridade e accountability da companhia.