fbpx

Colaborador da LBCA vira destaque no Jornal da Record

16 de julho de 2019  |  Por Santa Maria Nogueira Silveira  |  LBCA
Colaborador refugiado venezuelano do escritório de advocacia LBCA na Record Tv

O colaborador do escritório de advocacia Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA), Vicente Paul Morey Bejarano, refugiado venezuelano, concedeu entrevista para o Jornal da Record. Ele chegou ao Brasil há um ano, ingressando pela fronteira do estado de Roraima.

Ele entrou no Brasil sem passaporte, porque invalidaram seu documento antes de sair da Venezuela. “Entrei, entrando”, diz. Na Polícia Federal fez a solicitação de refúgio (político) e deixou para trás a tentativa de atentado à sua vida por conta de sua atividade política no movimento estudantil. Vicente foi candidato a vereador em 2002.

Segundo ele, em Pacaraima, os brasileiros acabam perdendo a capacidade de ajudar porque são milhares de pessoas e as carências são de toda a ordem. Enfrentando muitas dificuldades materiais, Vicente decidiu se aventurar em São Paulo, como fizeram outros refugiados venezuelanos.

Primeiro, Vicente ficou no abrigo da Prefeitura paulistana e depois obteve acolhimento na Missão Paz, entidade religiosa que recebe imigrantes e refugiados na área central da capital paulista.  A luta para conseguir uma colocação no mercado de trabalho paulistano durou 4 meses.

Por curto período, trabalhou em uma distribuidora, como ajudante geral, quando recebeu um telefonema. “Foi coisa de Deus, a LBCA estava me chamado para fazer um teste. Tenho um sentimento de gratidão. É difícil conseguir um trabalho dentro de sua qualificação profissional, quando se é refugiado venezuelano”, comentou.

Para Vicente, contudo, as maiores dificuldades que vem encontrando em sua adaptação ao novo país têm sido a distância da família, com a qual fala pela internet, e o idioma português, que considera difícil, mesmo com as similaridades com o castelhano.

Mas, independentemente de mudanças que possam ocorrer na crise humanitária na Venezuela, Vicente Bejarano pretende permanecer no Brasil para trabalhar, evoluir na carreira profissional e se integrar ao país, que já recebeu milhares de refugiados e imigrantes venezuelanos.

Responsabilidade social na LBCA

A responsabilidade social é incentivada em diferentes frentes no nosso escritório de advocacia. Reforçando o compromisso em criar um ambiente de trabalho ainda mais inclusivo, nosso objetivo é atrair, reter e desenvolver talentos, oferecendo oportunidades de carreira e valorizando a pluralidade de perfis profissionais.

A LBCA vem participando de ações de fomento à pluralidade no ambiente jurídico e, também, buscando incentivar o debate na sociedade em geral.

Colaborador refugiado venezuelano é destaque na RecordTV

Confira a íntegra da matéria com nosso colaborador refugiado venezuelano Vicente Paul Morey Bejarano na RecordTV: